segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exercício de criação 33

Escreva um diálogo em que duas pessoas estão discutindo alguma coisa bem cotidiana -que filme vão assistir, que time vai vencer uma disputa, o que acharam da roupa de alguém, etc.- mas subjacente a discussão cotidiana, existe um conflito sério entre eles. Mostre através do diálogo o que está abaixo da superfície.



Para mostrar de onde veio este exercício, cole este código no post em que publicar o resultado do seu trabalho. Além deste selo, com link específico para os exercícios, se preferir, nós temos os outros botões de compartilhamento, na lateral do blog, fique a vontade.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

5 minutos - Com quem?

Se você pudesse passar a tarde com qualquer pessoa famosa, de qualquer campo de atuação, viva ou morta, quem seria sua escolha? Sobre o que conversariam?




Fique a vontade para usar o selo do exercício:


5 minutos de gambiarra

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

citação da semana

Todas as grandes novelas, os grandes filmes, todos os grandes dramas são ficções que nos falam a verdade sobre nós ou sobre a natureza humana ou sobre situações humanas, sem estar presas à minuta de eventos documentais. De outra forma, estaríamos apenas fazendo documentários.

Jeremy Northam

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

5 Minutos - Apresentação

Cinco minutos roubados do seu tempo cotidiano. Cinco minutos enquanto está no trem ou no ônibus, esperando em uma fila, cinco minutos que você vai largar tudo e sentar diante da sua ferramenta de escrita favorita.

A cada sexta feira, um breve exercício, uma "deixa" para sua escrita. Que você pode fazer em 5 minutos.

O tom dos exercícios será mais memorialista em alguns momentos. Aqui, mais do que tecnicidades e desenvolvimento de uma visão mais completa da sua produção literária, o que vale é criar uma rotina de escrita.

Mesmo que seja apenas 5 minutos por semana.

Você pode usar estes exercícios como base para desenvolver coisas mais completas. Pode deixar como uma graça semanal no seu blog pessoal. Pode postar em alguma mídia social suas respostas. Aproveite como quiser. São só 5 minutos...


Toda sexta feira no Gambiarra Literária... a partir desta sexta.

Exercício de criação 32

Imagine-se em uma sala de espera, seja do que for. As pessoas estão sentadas em cadeiras junto às paredes. Descreva várias delas focando apenas nos seus pés. Que tipo de sapatos usam, estado de limpeza ou condição, pés e sandálias, como se mexem ou ficam parados. O que você pode dizer dessas pessoas a partir de seus pés?


Para mostrar de onde veio este exercício, cole este código no post em  que publicar o resultado do seu trabalho. Além deste selo, com link específico  para os exercícios,  se preferir, nós temos os outros botões de compartilhamento, fique a  vontade.

Gambiarra Literária

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Como se Preparar Para Escrever Um Livro?

Fonte: http://www.baudovalentim.net/2011/10/como-se-preparar-para-escrever-um-livro.html


Por Fábio Valentim | 14 de outubro de 2011 


Antes de começar a escrever um livro, é importante seguir as etapas.
Deve ser muito comum as pessoas pedindo dicas sobre como escrever um livro, como desenvolver uma boa história, mas esquecem do item fundamental: a preparação. Escrever, editar e publicar um livro é uma viagem bem longa, que exige uma boa preparação e perseverança. De uma concepção da ideia, até o produto final estar nas prateleiras das livrarias, existe um espaço de meses e até anos, para que isso ocorra com sucesso. Aqui vão as minhas dicas de como se preparar para escrever um bom livro:
  • Pesquise Sobre Possíveis Elementos Relacionados ao Enredo: Se por acaso resolver escrever um livro que fale da Caverna do Diabo, por exemplo, que faça pesquisa e estude com afinco, sobre a Caverna do Diabo. Procure também pesquisar e roteirizar sobre os cenários em que a história pode passar, por exemplo. Se pretende escrever sobre um romance proibido, que se passa em Curitiba, que faça um belo estudo sobre a cidade, mesmo que você more em Curitiba. A pesquisa é sim muito importante para evitar contradições, pois mesmo que você nunca tenha ido a Caverna do Diabo ou só vai a Curitiba nas férias de verão, há pessoas que poderão ter objeções sobre os fatos apresentados no livro. A pesquisa, quando é bem feita e bem fundamentada, te dará segurança sobre em responder sobre as diferenças suspeitas ou apresentadas sobre o que está escrevendo.

  • Anote e Esboce o Enredo: É importante fazer um esboço sobre o enredo, pois será como uma trilha a ser seguida, durante o desenvolvimento do livro. Isso te dará uma clara noção de como será o enredo e te impedirá de cometer os furos e sair do tema que fora proposto pela ideia. Não faça unicamente uma vez, faça várias vezes o esboço do enredo até o mesmo ficar satisfatório. Esboçar enredo é escrever tópicos sequenciais bem resumidos, sobre o que vai acontecer no decorrer da história.

  • Leia Bastante: Parece não ser um problema para os universitários, que tem que ler vários livros e apostilas, dentro de uma semana. Mas se pretende escrever um livro de ficção científica, é bom que leia livros do gênero, se pretende escrever um auto-ajuda, que leia livros sobre o tema. Esse deveria ser o item primordial do tema, mas é muito importante um hábito em leitura. Um excelente escritor, antes de tudo, é um excelente leitor.

  • Converse Com os Amigos: Converse com os amigos sobre o assunto ou o tema que vai desenvolver no livro, mas amigos que te apoiam, não aqueles, que têm o prazer de frustrar cada ideia que você tiver. Se no teu livro tiver um personagem professor ou um médico, por exemplo, converse com um professor ou um médico, que irá dizer sobre suas rotinas profissionais, por exemplo. Além disso, isso irá ajudar a desenvolver ideias e até elaborar diálogos.

  • Seja Observador: Poderia dizer a grosso modo, ser "enxerido" ou "fofoqueiro", mas é por esse caminho. É importante observar os hábitos, os costumes e os seus cotidianos. O escritor normalmente é uma pessoa muito curiosa e exercite bastante isso, aprendendo sempre coisas novas.

  • Gerencie o Seu Tempo: Como eu disse, escrever um livro é uma longa viagem, e isso, demanda o seu tempo e dedicação. Organize seu tempo também para determinar o tempo de descanso, após uma fase da história ser concluída. É importante que mantenha o ritmo constante, pois será útil para informar a data prevista para a publicação do livro. Gerencie um tempo para escrever um livro, para depois fazer ainda a revisão cuidadosa, para que seja finalizado, não importa o tamanho do livro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

citação da semana

Um poema pode ter um impacto, mas não espere que a audiência perceba todas as nuances.

Douglas Dunn

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011